Sobre o PIBIC

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

O PIBIC é um programa do CNPq que tem o objetivo de qualificar estudantes de graduação para a pesquisa científica. Para isso, são concedidas cotas de bolsas de Iniciação Científica às Instituições de Ensino e Pesquisa. Essas cotas são administradas pela própria instituição, sob a supervisão do CNPq.
O programa privilegia a participação ativa de alunos com bom desempenho acadêmico em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada.
Os alunos participantes do programa deverão apresentar potencial para continuidade de seus estudos em nível de pós-graduação.

Objetivos do Programa

1- Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação;

2- Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;

3- Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação;

4- Estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação;

5- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;

6- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural;

7- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.