11/11/2013

O Instituto de Botânica realizou, entre os dias 04 e 08 de novembro, o V Simpósio de Restauração Ecológica, com ênfase em políticas públicas para a restauração ecológica e conservação da biodiversidade.

Nos dias 4 e 5, pré-evento, foram realizados 11 minicursos, com temáticas que cercam a ciência da restauração e suas implicações. Estes minicursos contaram com a participação de mais de 250 alunos, entre profissionais, técnicos e estudantes.

No dia 06 de novembro, aconteceu a solenidade de inauguração do novo prédio do Herbário do Estado de São Paulo, que contou com a presença dos ilustres secretários de estado de meio ambiente, deputado Bruno Covas, e de agricultura e abastecimento, sra. Mônika Bergamaschi, do procurador do estado de São Paulo, dr. Daniel Smolentzov, do anfitrião dr. Luiz Mauro Barbosa, do Instituto de Botânica, e quase todos os diretores dos institutos de pesquisa da SMA e SAA, entre eles do Instituto Florestal, dr. Miguel Luiz Menezes, do Instituto Geológico, Ricardo Vedovello, da Fundação Florestal, dr. Olavo Reino Francisco, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, dr. Orlando de Melo Castro, do Instituto Agronômico de Campinas, dr. Sérgio Augusto Morais Carbonell, do Instituto de Economia Agrícola, dra. Marli Dias Mascarenhas Oliveira, do Instituto de Zootecnia, dra. Renata Helena Branco Arnandes, e do Instituto de Pesca, dr. Edison Kubo, além dos representantes de todas as coordenadorias da SMA: Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, dr. Ricardo Viegas de Carvalho, Coordenadoria de Planejamento Ambiental, dra. Zuleica Maria de Lisboa Perez, Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, dra. Cristina Maria do Amaral Azevedo, e Coordenadoria de Educação Ambiental, dra. Yara Cunha Costa.

Confira todos os detalhes da inauguração do novo prédio do Herbário do Estado de São Paulo  no Diário Oficial.

Após esta solenidade, houve a cerimônia de abertura do V Simpósio de Restauração Ecológica, que contou com a presença de mais de 900 participantes, oriundos de 22 estados brasileiros, e autoridades, entre elas as acima citadas, além do presidente da CETESB, dr. Otávio Okano, do comandante da Polícia Militar Ambiental de SP, Cel. Milton Sussumu Nomura, representantes de sub-prefeituras da cidade de São Paulo e secretários de meio ambiente de inúmeros municípios do estado de São Paulo.

Durante os dias 6, 7 e 8 de novembro, foram realizadas 5 mesas de discussão, com 19 palestras sobre a restauração ecológica. Desenvolveram-se debates acerca dos temas, onde participantes puderam contribuir com suas experiências, enriquecendo a discussão.

Na sessão de painéis, 165 trabalhos voluntários foram apresentados, possibilitando  um fórum de discussão e intercâmbio entre os participantes.

Como balanço final, pode-se dizer que o evento atingiu seus objetivos, ao proporcionar importantes resultados para as políticas públicas ambientais.

O secretário Bruno Covas ressaltou, em sua fala, que o evento agregou todos os representantes do sistema ambiental paulista.

No final, o dr. Luiz Mauro Barbosa agradeceu imensamente a presença de todos e manifestou sua total felicidade pelo sucesso do evento, creditando-o também à sua equipe do Instituto de Botânica, sem os quais seria impossível realizar um evento com este sucesso. Terminou convidando a todos para o VI Simpósio de Restauração Ecológica, a ser realizado em 2015.

Convidamos a todos que continuem acessando o site do Instituto de Botânica onde, em breve, serão disponibilizados os conteúdos de palestras e vídeos do evento.

Veja o Vídeo sobre V Simpósio de Restauração Ecológica