Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo – Volume 6

Coordenadores:
Maria das Graças Lapa Wanderley, George John Shepherd, Therezinha Sant´Anna Melhem, Ana Maria Giulietti & Suzana Ehlin Martins
Editores:
Suzana Ehlin Martins, Maria das Graças Lapa Wanderley, George John Shepherd, Ana Maria Giulietti & Therezinha Sant´Anna Melhem
Preço: R$ 120,00

APRESENTAÇÃO

O sexto volume da coleção Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo apresenta o tratamento de 398 espécies pertencentes a 58 gêneros e 4 famílias: Melastomataceae, Polygonaceae, Sapindaceae e Sterculiaceae.
São tratadas três novas espécies descritas recentemente, uma em 2005 e duas em 2007, e que foram denominadas a partir dos nomes de coordenadores do projeto FFESP. A Leandra hermogenesii homenageia o professor Hermógenes de Freitas Leitão Filho, mentor do projeto, falecido em 1996. A Leandra lapae, que homenageia Maria das Graças Lapa Wanderley, é uma nova espécie coletada somente no município de São Paulo, na região de Parelheiros. George Shepherd foi homenageado com a Miconia shepherdii, “espécie que ocorre em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em formações florestais sobre as serras da Bocaína e Mantiqueira”, segundo Suzana Ehlin Martins em entrevista à Agência FAPESP.
Com essa publicação, completou-se o estudo de 37% das 7.500 espécies de fanerógamas estimadas para o estado de São Paulo, com a descrição de 2.767 espécies e 118 gêneros, ao todo.
A edição inclui um índice de todas as famílias publicadas até o momento, resumindo o estado atual da obra. “A série contém preciosas informações sobre a diversidade vegetal paulista, reunindo informações taxonômicas, distribuição geográfica e comentários ecológicos das espécies ocorrentes no estado”, afirmou Maria das Graças Lapa Wanderley em entrevista à Agência FAPESP. As ilustrações botânicas, de alta qualidade, foram feitas por 19 artistas. O sexto volume é dedicado à artista inglesa Margaret Mee (1909-1988), no centenário de seu nascimento, pelo seu grande entusiasmo e amor pela natureza. “Suas obras são conhecidas no mundo inteiro, refletindo muito da diversidade vegetal brasileira”, destacou Maria das Graças.

INSTITUTO DE BOTÂNICA – SETOR DE VENDAS
FONE: (0xx11) 5073-6300 – com Fátima Frige
FAX: (0xx11) 5073-3426
Contato: vendalivros@ibot.sp.gov.br

Algumas de nossas publicações também estão à venda no site http://www.seade.gov.br/publishop