Dr. Edison Paulo Chu

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Botânica. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de tecidos, propagação, cará, carboidrato e amido. Participa como orientador do programa de pós-Graduação do Instituto de Botânica (Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo) – Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente e ministra dos cursos de Biossegurança (BMA 01) e Técnicas de Propagação In Vitro de Plantas Tropicais (BMA 05). (Texto informado pelo autor)

——————————————————————————————————————————————————–

Dr. Emerson Alves da Silva

Biólogo graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possuindo um Pós-Doutorado na área de Agrometeorologia pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e outro em Plant Science na University of Wageningen. Atualmente ocupa o cargo de Pesquisador Científico nivel VI no Instituto de Botânica de São Paulo (IBt/SMA/SP) desenvolvendo pesquisas na área de Ecofisiologia Vegetal, com ênfase nas Respostas de Plantas aos Estresses do Ambiente, Relações Hídricas, Fotossíntese, Crescimento e Bioquímica de Carboidratos. Professor responsável pela disciplina PVA-31 Fundamentos de Fisiologia Vegetal no Curso de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo, Editor Assistente do Periódico Hoehnea na área de Fisiologia e Bioquimica de Plantas. Desde março de 2009 responde pela função de Assistente Técnico de Direção, desde novembro de 2013 pela função de Diretor Geral Substituto e desde setembro de 2015 é o Presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto de Botânica. (Texto informado pelo autor)

——————————————————————————————————————————————————–

Dra. Luce Maria Brandão Torres

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (1969), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Botânica. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, medicinal plants, scoparia dulcis, atividade anticolinesterásica e vismia reichardtiana. (Texto informado pelo autor)

——————————————————————————————————————————————————–

Dra. Márcia Regina Braga

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1994). Fez especialização na University of Edinburgh (Escócia) em 1990 e pós-doutorado no Complex Carbohydrate Research Center da University of Georgia (EUA) em 1997. Foi vice-presidente da Sociedade Botânica de São Paulo (1999-2000), editor-chefe (1991), editor assistente (1998-2000) e editor de área – fisiologia vegetal (2003-2007) da Revista Brasileira de Botânica. Foi chefe da Seção de Fisiologia e Bioquímica de Plantas do IBt de 2007 a 2010. É Pesquisador Científico VI do Instituto de Botânica, professor credenciado no curso de pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no curso em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Bioquímica de Carboidratos, atuando principalmente nos seguintes temas: carboidratos, parede celular, tolerância à dessecação, alelopatia,fungos. (Texto informado pelo autor)

——————————————————————————————————————————————————–

Dr. Marco Aurelio Silva Tine

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1994), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou no Laboratório Nacional de Pesquisa em Bioetanol (CTBE, Campinas) e atualmente é Pesquisador do Instituto de Botânica de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica e Bioquímica, com ênfase em Botânica Aplicada, principalmente o metabolismo de carboidratos e estrutura de polissacarídeos da parede celular vegetal. (Texto informado pelo autor)

——————————————————————————————————————————————————–

Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar

Marcos Pereira Marinho Aidar concluiu o doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas em 2000, tendo usufruido de bolsa sanduiche (1998) na Universidade de Queensland, Australia, sob orientação do Prof. Dr. Carlos A. Joly (UNICAMP), Prof. George Stewart (Univerisade da Australia Ocidental) e Dra. Susanne Schmidt (Univerisidade de Queensland). Atualmente é pesquisador do Instituto de Botânica (PqC V), sendo credenciado no Curso de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Insituto de Botânica (2004) e no Curso de Pós-graduação em Biologia Vegetal – UNICAMP (2006). Atualmente participa de 5 projetos temáticos de pesquisa. Atua na área de Botânica, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal. Em suas atividades profissionais interagiu com 54 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ecofisiologia, nitrogênio, Piptadenia gonoacantha, germinação, jatoba, mata ciliar, sucessão florestal, atmosfera enriquecida co2, sequestro de carbono, isotopia de nitrogênio e carbono, Centrolobium tomentosum, cubatão, estratégia de regeneração, fotossintese, trocas gasosas, fluorescencia da clorofila a, Anadenenthera falcata, Interação Biosfera – atmosfera e cerrado. (Texto informado pelo autor)

——————————————————————————————————————————————————–

Dra. Maria Cláudia Marx Young

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1975), doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1979) e pós-doutorado no Instituto de Botânica (1982). Atualmente é pesquisador cientifico VI do Instituto de Botânica, credenciada no Curso de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica desde a sua implantação (2003). Seu principal interesse em investigação científica está dirigido para a pesquisa de metabólitos secundários bioativos atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção e estudo químico de espécies de Cerrado e Mata Atlântica com atividades antifúngica, anticolinesterásica e antioxidante. (Texto informado pelo autor)

——————————————————————————————————————————————————–

Dra. Marília Gaspar

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993), com mestrado em Genética Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e PhD em Fisiologia Celular e Molecular de Plantas pela Universidade de Paris XI (2001). Realizou pós-doutorado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas Nativas no Instituto de Botânica de São Paulo (IBt). Atualmente é Pesquisador Científico VI do Instituto de Botânica. Tem experiência nas áreas de Fisiologia Vegetal e Biologia Molecular de Plantas atuando principalmente nos seguintes temas: respostas bioquímicas e moleculares de plantas em condições de estresse ambiental (poluentes, seca), com ênfase na análise de atividade enzimática e expressão de genes relacionados do metabolismo de carboidratos, metabolismo secundário, parede celular e transporte de água (aquaporinas). Foi editora assistente da Revista Hoehnea (2004 a 2007) e editor associado de Brazilian Journal of Botany (2008-2011) na área de Genética e Biologia Molecular. Docente do curso pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do IBt, pelo qual orienta alunos de mestrado e doutorado e ministra as disciplinas “Fundamentos Teóricos e Aplicações da Biologia Molecular” e “Práticas em Laboratório de Bioquímica de Plantas”. Preside a Comissão Interna de Biossegurança do Instituto de Botânica e foi Diretora do Núcleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica do IBt de junho de 2010 a junho de 2015. (Texto informado pelo autor)

——————————————————————————————————————————————————–