14/04/2016

O Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem – Programa Jardim Escola tem por objetivo a capacitação profissional em Jardinagem e Horticultura de cidadãos de baixa renda e desempregados, moradores da região metropolitana de São Paulo e, em especial, do entorno do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), onde está localizado o Instituto de Botânica e o Jardim Botânico de São Paulo.

A parceria com o Fundo Social de Solidariedade viabilizou as cinco primeiras turmas de alunos (2004-2006). A parceria com a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência – Avape possibilitou os cursos posteriores (6º ao 13º cursos, 2007-2011). Desde 2012, passamos a ter turmas mistas, formadas por alunos com deficiência, selecionados pela AVAPE e por alunos sem deficiência, selecionados pelo Centro de Esporte, Cultura e Lazer (CECL) Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), então da Secretaria de Desenvolvimento Social (14º e 15º cursos) e pelo Instituto de Botânica (a partir do 16º curso). Até o momento, o Programa já formou 329 jardineiros (133 com deficiência e 196 sem deficiência), em 20 cursos.

O Curso é ministrado por técnicos e pesquisadores do Instituto de Botânica e outros profissionais convidados que, por meio de aulas teóricas e práticas, formam profissionais capazes de atuar no mercado de trabalho, como jardineiros. As aulas são realizadas no Núcleo de Pesquisa – Orquidário do Estado, em outros Núcleos e locais com vegetação da área de pesquisa e na área de visitação pública (Jardim Botânico), do Instituto de Botânica de São Paulo, de segunda à sexta-feira, durante cerca de cinco semanas.

Mais informações:
Instituto de Botânica de São Paulo
Fone: (0xx11) 5067-6016 (Dinorah), 5067-6116 (Sandra)