FLORA FANEROGÂMICA DA ILHA DO CARDOSO

Local / Ano: São Paulo – 2010
Preço: R$ 8,60

APRESENTAÇÃO

Com a publicação, neste volume, de mais duas famílias – Leguminosae e Thymelaeaceae, chegamos a 125 famílias publicadas, restando por publicar apenas nove famílias para o último volume previsto, completando-se assim a obra seriada da Flora Fanerogâmica da Ilha do Cardoso (FFIC). São elas: Acanthaceae, Araceae, Bignoniaceae, Elaeocarpaceae, Lamiaceae (Labiatae), Myrtaceae, Sapindaceae, Sapotaceae e Symplocaceae. Sendo 134 famílias listadas no Volume 1 da FFIC, chegamos agora a 93,3% das monografias publicadas.
À medida que nos aproximamos do final da flora, tem-se tornado cada vez mais difícil obter as monografias faltantes. Aparentemente essa é uma situação comum a qualquer flora, pois a cada volume publicado diminui a quantidade de opções para o volume seguinte. Apesar disso, contando com o especial empenho dos nossos colaboradores responsáveis pelas famílias ainda não publicadas, planejamos dar essa flora por encerrada no ano de 2011, com a distribuição do 16º volume.
Lembramos àqueles que já publicaram suas monografias, que existe a possibilidade de propor adendos às famílias já publicadas, se necessário, para publicação no último volume.
Como de costume, queremos agradecer aos autores que se empenharam no preparo das monografias do presente volume e aos assessores envolvidos na revisão das mesmas. Também agradecemos à Diretoria Geral do Instituto de Botânica, que continua acreditando em nosso trabalho, apesar de que nem sempre tem sido fácil manter os prazos prometidos para publicação, não obstante nossos esforços.

Vera Lucia Ramos BononiDiretora Geral do Instituto de Botânica
Francisco Graziano NetoSecretário do Meio Ambiente

INSTITUTO DE BOTÂNICA – SETOR DE VENDAS
FONE: (0xx11) 5073-6300 – com Fátima Frige