Diretrizes para conservação e restauração da
biodiversidade no Estado de São Paulo

Editores:
Ricardo Ribeiro Rodrigues e Vera Lucia Ramos Bononi
Coordenação Geral:
Ricardo Ribeiro Rodrigues, Carlos Alfredo Joly, Maria Cecília Wey de Brito, Adriana Paese, Jean Paul Metzger, Lilian Casatti, Marco Aurélio Nalon, Naércio Menezes, Natália Macedo Ivanauskas, Vanderlan Bolzani e Vera Lucia Ramos BononiPreço: R$ 80,00

APRESENTAÇÃO

O Governo de São Paulo deseja aperfeiçoar seu trabalho de proteção e fiscalização ambiental. E encontrou no Projeto BIOTA/FAPESP, o conteúdo científico, inusitado, para embasar as decisões a serem tomadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Assim nasceram as “Diretrizes para a Conservação e Restauração da Biodiversidade no Estado de São Paulo”. Vários cientistas, especialistas em flora, fauna e ecologia da paisagem, ligados às melhores instituições de pesquisa e universidades do estado, contribuíram decisivamente para dar fundamento a este trabalho, aqui apresentado sob a forma de mapas temáticos. Tais mapas permitem visualizar as áreas que concentram maior diversidade biológica e, portanto, aquelas que exigem forte proteção ambiental. A metodologia desenvolvida em conjunto entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Projeto BIOTA/ FAPESP permitirá melhorar a fiscalização, traçando enfoque rigoroso nas áreas mais críticas e ameaçadas do território paulista. No licenciamento, normas mais rigorosas devem enquadrar os projetos a serem instalados nessas áreas frágeis. Novas Unidades de Conservação se vislumbram. Enfim, o diagnóstico de biodiversidade, nos termos científicos aqui mostrados, vai facilitar todo o planejamento ambiental do governo paulista.

Francisco Graziano Neto – Secretário de Estado do Meio Ambiente

ATENÇÃO:

Informamos que devido a pandemia COVID-19 nossos funcionários estão atuando em Home Office e atrasos no atendimento às solicitações, aquisição e envio de publicações poderão ocorrer.
Preencha ao final da página o Formulário de solicitação de livros e publicações indicando o título da obra e o quantitativo, que o nosso pessoal responderá o mais breve possível.
Alguns títulos, você pode adquirir presencialmente na Loja de Souvernirs do Jardim Botânico de São Paulo.
Visite o  Jardim Botânico de São Paulo.

INSTITUTO DE BOTÂNICA 

SETOR DE VENDA DE PUBLICAÇÕES

Fone: (011) 5067-6018/6019
Devido a pandemia as solicitações/dúvidas e reclamações
deverão ser realizadas apenas por e- mail:
vendalivros@ibot.sp.gov.br
ou através do formulário abaixo.

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE LIVROS E PUBLICAÇÕES