Criado há mais de 50 anos, o Núcleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica tem tradição em estudos multidisciplinares que englobam diferentes áreas do conhecimento, como Fisiologia Vegetal, Bioquímica, Ecofisiologia e Biologia Molecular, visando compreender as respostas das plantas às alterações ambientais e caracterizar o potencial de compostos bioativos de nossa flora nativa.

Estudos realizados pelo grupo ao longo dos anos, com plantas nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, revelaram a enorme diversidade estrutural, metabólica e funcional dos carboidratos e metabólitos secundários de sementes, plantas e micro-organismos e demonstraram sua importância para adaptação e sobrevivência destes organismos. Ensaios bioquímicos e biológicos realizados em nosso laboratório indicam o grande potencial econômico e ecológico de compostos encontrados em plantas tropicais. Alguns metabólitos secundários identificados em extratos e óleos voláteis possuem atividade antimicrobiana e antioxidante e apresentam potencial para atuar no combate a doenças como câncer e Alzheimer.  Outros compostos, como os carboidratos estruturais e de reserva, tem se mostrado extremamente importantes nas adaptações das plantas aos estresses ambientais como o ataque de patógenos, seca, temperaturas extremas e aumento de gás carbônico atmosférico.

As pesquisas realizadas em nosso Núcleo estão inseridas nas linhas prioritárias de pesquisa estabelecidas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, dentre as quais se destacam “Mudanças Climáticas”, “Sequestro de Carbono” e “Bioprospecção”. O grupo se destaca no país e no exterior pela contribuição ao conhecimento do metabolismo de carboidratos e do metabolismo secundário em espécies nativas de ambientes tropicais, pela formação de recursos humanos e pela divulgação dos resultados de pesquisa em periódicos de impacto internacional.

O Núcleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica conta atualmente com 09 pesquisadores doutores, 03 Pesquisadores Associados, 03 funcionários de apoio e diversos alunos de graduação e pós-graduação, atuando nos projetos de pesquisa em andamento.

As instalações do Núcleo de Fisiologia e Bioquímica consistem em um prédio principal, que abriga os Laboratórios de Bioquímica de Carboidratos e Biologia Molecular e um prédio anexo, que abriga os Laboratórios de Fitoquímica e Ecofisiologia. O Núcleo também conta com duas casas de vegetação e canteiros para o desenvolvimento dos cultivos experimentais. Os laboratórios possuem equipamentos de última geração, como cromatógrafos líquidos, cromatógrafo a gás acoplado a espectro de massas, termociclador para PCR em tempo real, entre outros.