A Seção de Ficologia surgiu extra-oficialmente em 1960, como um núcleo dentro da Seção de Criptógamos do Instituto de Botânica, para dar início aos estudos das algas continentais e marinhas. Somente em 1969, foi criada oficialmente a Seção de Ficologia, vinculada à Divisão de Fitotaxonomia deste Instituto, atualmente denominada Núcleo de Pesquisa em Ficologia, pertencente ao Centro de Pesquisas em Plantas Avasculares e Fungos.

            Dada a absoluta carência de pesquisa ficológica em nosso país, na época, e como não poderia deixar de ser, taxonomia foi a primeira linha de pesquisa a ser desenvolvida. Entretanto, como decorrência natural do crescente acúmulo de conhecimento da ficoflora brasileira, passou-se a desenvolver novas abordagens de pesquisa envolvendo principalmente biologia reprodutiva, citogenética, ecologia, fisiologia, quimiotaxonomia e, recentemente, biologia molecular e filogenia. 

Missão: realizar pesquisas, em Ficologia, de algas continentais e marinhas e de cianobactérias.

O corpo técnico do Núcleo de Pesquisa em Ficologia contribui ativamente na formação de recursos humanos, orientando e supervisionando estudantes e profissionais em todos os níveis, formando ficólogos atuantes em praticamente todos os Estados do Brasil e também em países como o Chile, a Colômbia, Cuba e o México. Os pesquisadores participam de diversos programas de pós-graduação, e principalmente do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, deste Instituto.

Todos os pesquisadores da Núcleo fazem parte do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq:

Diversidade biológica e química de algas marinhas, continentais e cianobactérias”.

Infraestrutura – o Núcleo de Pesquisa em Ficologia ocupa dois andares (térreo e segundo piso) do Prédio 3, que abrigam, os seguintes laboratórios, além das salas de pesquisadores e o Herbário de Algas: Laboratório de Cultura de Algas e Cianobactérias, Laboratório de Biologia Molecular, Laboratórios de Microscopia, Laboratório de Fitoquímica, Sala de Computação e Sala de Herborização e Preparação de Material Ficológico e Almoxarifado de Reagentes e Substâncias Químicas. 

No primeiro andar do Prédio 3 está localizado o Herbário Seccional de Algas (SP)