A  Anatomia Vegetal é um ramo da Botânica que estuda a estrutura interna dos vegetais. O conhecimento da estrutura das plantas subsidia os estudos de identificação das espécies, o entendimento de processos evolutivos, fisiológicos e bioquímicos e esclarece os mecanismos de adaptação dos vegetais aos diferentes ambientes. Considerando que nas plantas a estrutura tem caráter diagnóstico e influencia sua sobrevivência e adaptação ao ambiente, os estudos anatômicos são fundamentais quando se pretende conhecer, entender e conservar a biodiversidade vegetal.

A principal linha de pesquisa desenvolvida no Núcleo é:

– Anatomia de plantas nativas e cultivadas para subsidiar trabalhos de cunho taxonômico e ecofisiológico, assim como de espécies de interesse econômico.

O Núcleo também é responsável pela manutenção e ampliação da Xiloteca (SPw) do Herbário Maria Eneida P. K. Fidalgo (SP). Atualmente, o acervo tem 2.965 amostras de madeira, pertencentes a 133 famílias, 507 gêneros e 928 espécies, sendo em sua maioria de espécies nativas dos biomas mais representativos do Estado de São Paulo, ou seja, do Cerrado e da Mata Atlântica.

A equipe do Núcleo também está envolvida na formação de recursos humanos, orientando alunos e estagiários em diferentes níveis (graduação e pós-graduação) em parceria com outros Núcleos do Instituto, além de atender os interessados em questões específicas relativas à sua área de atuação, oferecendo treinamento e assessoria a demandas diversas.