O Núcleo de Fisiologia e Bioquímica conta com a infraestrutura necessária para germinação e crescimento de plantas. Na casa de vegetação principal encontram-se bancadas e carrinhos para cultivo de plantas em vaso, além de uma câmara climática para cultivo de plantas com controle de luminosidade, temperatura e umidade. Na segunda casa de vegetação estão instaladas 04 câmaras de topo aberto para experimentos que simulem as condições atmosféricas de gás carbônico previstas nos estudos de alterações climáticas para o final deste século. Estas câmaras possuem monitoramento constante das condições ambientais e são utilizadas em experimentos de previsão de resposta de espécies modelo e nativas às Mudanças Climáticas Globais.

O laboratório de Ecofisiologia possui câmaras do tipo BOD para germinação de sementes e crescimento de plantas. Também conta com moinho criogênico para processamento das amostras vegetais e equipamentos para medida de parâmetros fisiológicos, como crescimento (balanças e medidor de área foliar), potencial hídrico (osmômetro), trocas gasosas (IRGA e fluorômetro).

O Núcleo conta também com canteiros experimentais em área externa, utilizados para multiplicação das espécies coletadas no Cerrado e na Mata Atlântica.