O Núcleo de Fisiologia e Bioquímica conta com um grande laboratório central, o Laboratório de Bioquímica de Carboidratos “Sônia Machado de Campo Dietrich”, cujo nome homenageia uma brilhante cientista, fundadora das diversas linhas de pesquisa nele desenvolvidas.

Este laboratório principal conta com equipamentos analíticos de ponta, como cromatógrafo líquido para análise de carboidratos e aminoácidos, cromatógrafo a gás para análises de perfil metabólico, além dos equipamentos rotineiros de laboratórios de bioquímica, como liofilizadores, concentradores a vácuo, pHmetros, espectrofotômetros, centrífugas, capelas, autoclaves, etc. Neste laboratório são analisadas as respostas bioquímicas de plantas nativas frente às alterações ambientais, com foco nas alterações quantitativas e qualitativas de carboidratos solúveis e de parede celular.

O Laboratório de Biologia Molecular, instalado no mesmo prédio, conta com termociclador tradicional e em tempo real, cubas de eletroforese, fotodocumentador, etc. Esta infraestrutura é utilizada em análises de expressão gênica e estudos de diversidade genética de populações.