FAMÍLIA CACTACEAE

Responsável: Regina Tomoko Shirasuna
Assistente de Pesquisa, pós-graduanda do Instituto de Botânica-SP

  • Número de espécies: 24
  • Número de acessos (espécimes): 224

Os centros de diversidade da família Cactaceae estão localizados no Brasil, México, Peru e Bolívia, sendo que, somente no Brasil existem 37 gêneros e 233 espécies. Destacam-se na paisagem em diversos ecossistemas brasileiros, especialmente na caatinga nordestina. No estado de São Paulo temos um total de 13 gêneros e 41 espécies nativas presentes no cerrado e nas florestas úmidas da mata atlântica. São plantas perenes, geralmente com caules suculentos, fotossintetizantes, muitas vezes com ramos articulados. Também apresentam meristemas axilares, representadas por caules curtos denominados de aréolas, de onde surgem tricomas, espinhos, flores ou raramente folhas. As flores são geralmente vistosas, com muitos estames, e os frutos do tipo baga são suculentos.

Nas florestas úmidas encontramos principalmente as espécies dos gêneros Rhipsalis, Hatiora e Lepismium, sendo muito apreciadas como plantas ornamentais, atraindo inúmeros colecionadores, com diversas espécies cultivadas, como os mandacarus (Cereus spp.), palmas (Opuntia spp.), como alternativo para a alimentação do gado, flor-de-maio (Schlumbergera truncata) e outras espécies dos gêneros Echinocactus, Hylocereus e Melocactus. Algumas espécies apresentam frutos comestíveis, com destaque para o figo-da-índia (Opuntia ficus-indica), nativo do México. Além disto, muitos frutos são bastante atrativos para a avifauna. No Estado de Minas Gerais, um prato típico chamado “ora-pro-nobis”, é preparado com as folhas de uma espécie de Pereskia.

A coleção de Cactaceae do Instituto de Botânica constitui-se, atualmente, de 224 espécimes, distribuídos em 6 gêneros e 24 espécies somente do Bioma Mata Atlântica, e destinam-se, exclusivamente, às pesquisas científicas, estando localizada num área restrita. O público visitante poderá observar alguns exemplares da coleção na área de visita do Jardim Botânico.