01/08/2017

Na última semana, de 26 a 28 de julho, foi realizado o XXI Encontro de Iniciação Científica do Instituto de Botânica.

O Programa Institucional de Iniciação Científica do Instituto de Botânica possui uma cota de 34 bolsas do CNPq e este ano completa 21 anos de existência. O Encontro é um momento de avaliação, onde os bolsistas apresentam oralmente seus resultados a uma banca avaliadora. Este ano participaram do evento, como avaliadores externos, a Profa. Dra. Cláudia Maria Furlan (IB-USP) e Prof. Dr. Paulo Takeo Sano (IB-USP).

O programa tem se mostrado um elemento importante para a captação de alunos de graduação e pós-graduação para o Instituto, atraindo estudantes de diversas Instituições de ensino. Atualmente 12 Instituições estão representadas no programa: Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Centro Universitário São Camilo, Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do ABC, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade   Mogi   das   Cruzes, Universidade Nove de Julho, Universidade   Paulista, Universidade São Judas Tadeu, Universidade Anhembi Morumbi.

Os bolsistas têm acesso aos laboratórios do Instituto, recebendo treinamento e conhecimentos especializados nas mais diversas áreas da Botânica. Além de auxiliar em diversos aspectos na formação dos alunos (técnicas de laboratório, como planejar um experimento, analisar e discutir resultados, fazer levantamento bibliográfico, redigir um relatório, fazer uma apresentação, etc), o programa também insere os bolsistas em uma rotina de pesquisa que em muitos casos acaba evoluindo para uma pós-graduação na área, fazendo da iniciação científica uma porta de entrada na carreira ou um excelente treinamento para as suas atividades profissionais futuras.