10/08/2015

SECRETÁRIA PATRÍCIA IGLECIAS VISITA O INSTITUTO DE BOTÂNICA E JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO

No dia 06 de agosto de 2015 a Secretária do Meio Ambiente (SMA), Sra. Patrícia Iglecias e a Secretária Adjunta Sra. Cristina Azevedo, visitaram o Instituto de Botânica (IBt), órgão de pesquisa científica e tecnológica da SMA/SP.
Recepcionadas pelo Diretor Geral do IBt, Dr. Luiz Mauro Barbosa e demais membros da equipe diretiva do Instituto a visita iniciou-se com um almoço no Jardim Botânico (JBSP), seguida de passeio nas áreas do Jardim, incluindo as Estufas Temáticas dos Biomas de Mata Atlântica e de Cerrado e a Trilha das Nascentes, espaços preservados e dedicados à pesquisa científica, educação ambiental e lazer público, características que fizeram do JBSP o primeiro Jardim Botânico do Brasil a ser classificado na Categoria “A” pelo CONAMA.
Na sequência a Secretária visitou as novas instalações do Núcleo de Pesquisa do Herbário SP, o maior do Estado de São Paulo e que abriga ca. de 460.000 exemplares da flora brasileira, em grande parte, representativa da flora paulista e em seguida o Núcleo de Pesquisa Orquidário do Estado “Frederico Carlos Hoehne, responsável pela manutenção e conservação de mais de 700 espécies de orquídeas, incluindo espécies raras e/ou ameaçadas de extinção da flora paulista e brasileira, atendendo os acordos internacionais sobre conservação de espécies da flora, nos quais o Brasil é signatário. Durante a visita foram ressaltadas a importância dessas coleções como referência de informações nos processos de Licenciamento Ambiental, sendo estas, fiéis depositárias do IBAMA e do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético Nacional (CGEN).
Durante a visita foram apresentadas e discutidas a importância das pesquisas científicas realizadas no Instituto de Botânica, aliadas à capacitação de gestores através do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Meio Ambiente do IBt, todas estas atividades voltadas à orientação das políticas públicas de meio ambiente, em especial ao Desafio 451 que integra as Diretrizes do Sistema Ambiental Paulista.