06/06/2016

No domingo, 5 de junho, o Sistema Ambiental Paulista comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente e os 30 anos da criação da Secretaria do Meio Ambiente. O evento foi realizado no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de SP e  contou com a presença da Secretária Patrícia Iglecias, de diversas autoridades, funcionários do Sistema Ambiental Paulista e cidadão visitantes do Jardim.

No evento, a Secretária Patrícia juntamente com o Diretor Geral do Instituto de Botânica, Dr. Luiz Mauro Barbosa, anunciou, por meio de Resolução, o lançamento da Lista Oficial das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Estado de São Paulo, atualização da lista publicada em 2004.

A Lista Oficial das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Estado de São Paulo, Coordenada pelo Instituto de Botânica é produto do Programa Restauração Ecológica da Diretriz Conservação Ambiental e Restauração Ecológica da SMA.

A grande novidade da lista foi a inclusão de espécies do grupo das briófitas, com 76 espécies ameaçadas, em um total estimado de 900 espécies para o Estado de São Paulo. As alterações no número de espécies ameaçadas devem-se, principalmente, ao aumento do conhecimento científico sobre a flora de São Paulo nos últimos 12 anos, gerado por cientistas de diversas instituições, com especial destaque aos pesquisadores do Instituto de Botânica.

Também foi realizado o lançamento do livro “Os Jardins e a Cidade”, de autoria da família Müller, que homenageia os principais jardins botânicos do Brasil e suas respectivas cidades, entre eles o Jardim Botânico de São Paulo.

As comemorações também contaram com a entrega da Medalha João Pedro Cardoso a personalidades que contribuíram com a educação, a preservação e a recuperação ambiental do Estado. Receberam a homenagem o Professor Paulo Kageyama (in memoriam), Secretário João Carlos Meirelles, Paulo Passos (SOS Mata Atlântica), Caroline Vigo, Branca da Cruz e Paulina Chamorro.

Após os anúncios oficiais, os visitantes assistiram ao concerto da Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar (GPA) e tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas e exposições mostrando a riqueza da biodiversidade e as ações do Sistema Ambiental Paulista para a conservação e o desenvolvimento sustentável.