12/05/2016

Em reunião realizada hoje no Instituto de Botânica (IBt), equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente em colaboração com outras instituições do Estado, discutiram uma proposta de projeto de desenvolvimento de metodologia para redução de carbono atmosférico em áreas de restauração ecológica no Estado de São Paulo. A proposta, a ser desenvolvida no âmbito do Projeto Nascentes e como parte do legado de compensação de carbono das olimpíadas no Estado de São Paulo, busca aliar todo o arcabouço de informações e ferramentas, baseadas no método científico e que orientam as políticas públicas de restauração ecológica no Estado à possibilidade de se ajustar um modelo para quantificação de carbono sequestrado em áreas de restauração ecológica, desde o início do plantio, permitindo a adequação de um método preciso e aplicável à uma vegetação característica no Estado de São Paulo, bem como, agregar significativo valor ao carbono sequestrado durante recuperação de áreas degradadas com vegetação nativa e diversa, promovendo assim a valoração e conservação da biodiversidade no Estado.

Participaram da reunião Martina Muller e Carolina Kors Tibério (Gabinete da SMA), Luiz Mauro Barbosa, Emerson A. da Silva, Eduardo Pereira C. Gomes, Nelson A. Santos Jr., Eduardo L. Catharino e Liliane (Instituto de Botânica), Prof. Dr. Hilton Thadeu (ESALQ/USP), Diego Hernandes (Fundação Florestal), Elaine Rodrigues e Marlene Tabanez Ribeiro (Instituto Florestal), Thiago Cavalheiro Barbosa (PM de Espirito Santo do Pinhal), Karina Cavalheiro (DERSA S/A) e os estudantes de pós-graduação Fulvio Parajara (PG_IBT) e Michel Colmanetti (ESALQ/USP).