11/06/2014

O Dr. Luiz Mauro Barbosa, Diretor Geral do Instituto de Botânica (IBt), em reunião com os membros do Conselho Editorial do Instituto de Botânica, definiu em linhas gerais, no último dia 15 de maio, as metas das publicações institucionais para o ano de 2014.

 Dentre as várias atribuições do Conselho Editorial do Instituto de Botânica destaca-se o incentivo à política editorial do Instituto como forma de disponibilizar e traduzir o conhecimento científico a todos os setores da sociedade. Entre as principais metas para o ano de 2014 foram definidas:

A publicação do décimo sexto e último volume da obra seriada Flora Fanerogâmica da Ilha do Cardoso.

 A solicitação de indexação do periódico científico do IBt, a Revista Hoehnea, no ISI Thomson Reuters e início da submissão online via ScholarOne/SciELO/FAPESP; adequação dos textos ao formato XML atendendo a exigência do Portal SciELO Brasil, a partir do final de 2014.

Publicação do 8º volume da Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. Este volume conterá a família Fabaceae/Leguminosae do Estado de São Paulo, com 527 espécies, 113 gêneros, organizados em três subfamílias, obra de referência para estudos tanto pela comunidade científica, como pelo público em geral.

Também foi aprovada a reedição atualizada do Guia de Jardinagem, publicado pelo Instituto de Botânica em 2001, como material didático na área de educação ambiental.

Em concordância com as novas metas da Secretaria de Meio Ambiente para a economia de recursos, o Dr. Luiz Mauro, solicitou ao conselho uma consulta às instituições permutantes e outras pessoas que recebem normalmente as publicações institucionais impressas, sobre a possibilidade de recebimento destas publicações sob a forma digital.