24/03/2014

   

A exposição “ Biodiversidade – olhando a vida com outros olhos”, estará exposta de 15 de março a 20 de abril de 2014 , no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Inaugurado em 15 de março de 2014 no município de Sorocaba.

    Situado numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o Jardim Botânico será destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente e terá como principal objetivo trabalhar com as espécies da flora local e regional.

Sobre a Exposição

    Sob a curadoria do Núcleo de Pesquisa em Educação para Conservação do Instituto de Botânica, órgão pertencente à Secretaria do Meio Ambiente – SMA, a mostra è composta por 30 painéis com 60 fotos. Apresenta alguns grupos do imenso universo da flora e fauna da Mata Atlântica, enfocando as que ocorrem no PEFI – Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, onde está inserido o Jardim Botânico de São Paulo.

    O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, é uma Unidade de Conservação que abriga um dos mais expressivos remanescentes de Mata Atlântica, inserido em área urbana do país. Este remanescente abriga uma flora de grande importância científica, ornamental e econômica, muitas espécies endêmicas e em risco de extinção, cerca de 70 espécies de liquens, 1.000 espécies de algas microscópicas de água doce, mais de 400 espécies de fungos, 130 espécies de pteridófitas, cerca de 1.200 espécies de fanerógamas, totalizando quase 3.000 espécies de seres vivos, além de uma fauna relativamente rica.

    Essas como outras exposições elaboradas pelo Núcleo de Educação, decodificam os resultados das pesquisas realizadas pelo Instituto de Botânica, contribuindo para que a população entenda o papel social dessa instituição.

Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Rua Miguel Montoro Lozano, 340,
Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas
Sorocaba