23/04/2015

No dia 16 de abril foi realizado o I Workshop Bambus no Estado de São Paulo: oportunidade e desafios para a viabilidade econômica e ecológica, coordenado pelas Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) e a Fundação Biosfera, no auditório da Fundação Instituto de Administração (FIA), campus Pinheiros.

O objetivo do evento foi subsidiar a introdução das espécies de bambus nativos nos modelos de recomposição de reservas legais e áreas degradadas.

Para tanto, foram convidados os especialistas que concentram o conhecimento na área. A bióloga do Instituto de Botânica Regina T. Shirasuna foi uma das convidadas e ministrou uma palestra sobre a diversidade de bambus nativos no Brasil e a possibilidade de integração da conservação e do desenvolvimento socioeconômico.

A pesquisadora do IBt mostrou que o Brasil possui 15,7% de todos os bambus do mundo, com um total de 35 gêneros e 258 espécies nativas e 14 gêneros e 33 espécies de bambus exóticos.

Foram debatidos sobre as potenciais espécies para restauração de áreas degradadas e reservas legais, tais como Guadua chacoensis (Rojas) Londoño & P.M.Peterson e Guadua paraguayana Döll e também a utilização dos bambus como forma de geração de alternativas de produção e renda para produtores rurais. Porém verificam-se que incentivos à pesquisa científica sobre domesticação e desenvolvimento de protocolos para a produção de mudas e o comportamento ecológico são essenciais para assegurar sua utilização.