27/12/2016

“Assinatura do Termo de Doação Definitiva”

No dia 22 de dezembro de 2016 foi assinado na sede da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (ITESP) o Termo de Doação Definitiva referente aos equipamentos adquiridos pelo Instituto de Botânica (IBot) e Instituto Adolfo Lutz (IAL) no Projeto “Inserção do mel de agricultores familiares do Vale do Ribeira, através de identificação do mel de origem da Mata Atlântica”. O referido projeto foi fruto do convênio celebrado entre o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (IBot), Secretaria da Saúde (IAL), Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania (ITESP) e, a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A parceria das três Secretarias de Estado atendeu ao interesse público ao fomentar a produção de mel de agricultores familiares do Vale do Ribeira (sul de São Paulo) nas comunidades quilombolas de Cangume, Pilões, Piririca, Porto Velho e Ribeirão Grande/Terra Seca, beneficiando 32 produtores.

É importante ressaltar que a aquisição dos equipamentos pelos Institutos contribui para aprimorar os trabalhos laboratoriais de análise de mel, reforçando a atenção e o interesse dedicados à saúde pública, uma vez que possibilitam uma melhoria na qualidade das análises realizadas em alimentos consumidos pela população.

A assinatura do termo de Doação ocorreu na sede da Fundação ITESP, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 554 – 5º andar, Bela Vista – São Paulo e contou com as presenças do Diretor Executivo do ITESP, Sr Marco Pilla, do Gerente de Desenvolvimento de Produção e Renda do ITESP, Sr Hector Wiliam Gomes, do Diretor Técnico de Departamento Substituto do IBot, Dr Emerson Alves da Silva, da Diretora Técnica de Departamento da Saúde Substituta do IAL, Dra Carmem Aparecida de Freitas Oliveira, e dos pesquisadores científicos que fizeram parte da equipe executora do projeto, Dra Cristiane Bonaldi Cano (IAL), Dra Cynthia Fernandes Pinto da Luz (IBot) e Dr Luciano Mauricio Esteves (IBot).

No. do Projeto no Instituto de Botânica: SMA 260106 – 1203/08 (NIS 1484264).

Responsável: Cynthia Fernandes Pinto da Luz

Título: “Inserção do mel de agricultores familiares do Vale do Ribeira, através da identificação do mel de origem da Mata Atlântica”.

Período de vigência: 2008 – 2015.

Auxílio financeiro MDA (Contrato de Repasse 0264.444-27/2008).

Bolsa de Mestrado FAPESP (Processo 2013/03182-2) para aluna da Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica. Período de vigência: 01/08/2013 à 30/04/2015.