01/06/2016

O trabalho do Instituto de Botânica e do Jardim Botânico de São Paulo foram destaque no Programa “Como Será” apresentado por Sandra Annenberg na Rede Globo, que foi ao ar no sábado, 28 de maio.
No quadro Projeto Expedição Água, o programa abordou o crescimento desordenado da cidade que obrigou os córregos a serem canalizados e desviados para dar espaço a expansão urbana, resultando no grave problema de enchentes.
Dentre as soluções para minimizar esse problema, o programa mostra a iniciativa positiva do Jardim Botânico de São Paulo em descanalizar o córrego Pirarungauá que estava canalizado desde a década de 1940. No ano de 2007 um trecho do córrego que escoava dentro de um canal subterrâneo, ruiu. Após vários estudos os técnicos do Instituto de Botânica optaram em descanalizar o córrego, isto é, trazer o rio para a luz do dia e, assim, torná-lo o mais próximo possível de sua condição natural.
Esse processo trabalhoso permitiu não só fazer com que o leito do rio corresse a céu aberto, como também resgatar a vegetação de mata ciliar ao longo do Pirarungauá. A recuperação dessa mata, além de manter a encosta do córrego, permitiu maior infiltração da água das chuvas, contribuindo para minimizar os problemas das enchentes na cidade.
O trabalho do Jardim Botânico de São Paulo mostra que é possível recuperar o ambiente, pois ele reage de forma intensa e positiva, surpreendendo-nos com a quantidade de vida que aflora após esse tipo de intervenção.
Assim, o Jardim Botânico de São Paulo é pioneiro nesse tipo de intervenção, que se mostra como uma solução viável para os rios e córregos da área urbana da cidade, uma vez que favorece a drenagem e o escoamento da água de chuva, além de ampliar a biodiversidade na formação de matas ciliares. A implantação de modelos como esse serão necessários para o enfrentamento dos problemas de enchentes na capital.

Veja a matéria no link abaixo:
https://globoplay.globo.com/v/5051556/